quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Memory Cards






Com advento dos jogos distribuídos em discos óticos os consoles de video game adotaram como solução de armazenamento de dados os cartões de memória, conhecidos como memory cards – apesar de ter sido adotado também no console NeoGeo em 1990 para troca de dados entre as versões doméstica e arcade.

As capacidades listadas entre parênteses se referem aos cartões originais.

Microsoft Xbox:
Xbox Memory Unit (8 MB)
Xbox 360 Memory Unit (64MB, versão 256MB anunciada)

Nintendo:
Nintendo 64 Controller Pak (256 KB, dividido em 123 páginas)
Nintendo GameCube Memory Card (versões com 59, 251 e 1019 blocos)
Pode utilizar também cartões Secure Digital com um adaptador
Nintendo Wii compatível com memory cards do GameCube Memory Card e cartões Secure Digital

Sega Dreamcast Visual Memory Unit (VMU) (128 KB divididos em 200 blocos)
Teve também uma versão sem LCD e capacidade quatro vezes maior (dividido em quatro partes de 200 blocos/128 KB)

Sony PlayStation:
PlayStation Memory Card (1 MB/128 KB dividido em 15 blocos)
O PocketStation pode ser usado como um cartão de memória PlayStation
PlayStation 2 Memory Card (8 MB)
PlayStation Portable: cartões Memory Stick Duo e Memory Stick Duo Pro (cartão de 32 MB incluído nas versões mais baratas; cartão de 1GB incluído nos pacotes Giga e Entertainment).

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

EXtreme Digital (xD-Picture)



EXtreme Digital (xD-Picture): O cartão de memória xD-Picture é um dos mais recentes. É o menor de todos os modelos medindo 2 cm de largura por 2,5 de altura e apenas 1,7 mm de espessura. Foi desenvolvido pela Fujifilm e Olympus em 2002 e equipa basicamente somente estas marcas. A capacidade de armazenamento pode chegar até 8 GB.

SmartMedia (SM)



SmartMedia (SM): o Smart Media foi desenvolvido pela Toshiba e é bem compactom medindo 4,5 cm de comprimento e menos de 1 mm de espessura. Sua capacidade de armazenamento varia de 2 MB a 128 MB. Sua desvantagem em relação aos outros modelos está na posição do circuito eletrônico, que fica exposto e pode ser danificado caso o usuário não tenha cuidado no manuseio.

Security Digital Card (SD Card)



Security Digital Card (SD Card): O SD como é conhecido foi desenvolvido pela Panasonic, Toshiba e Sandisk e é o tipo de cartão mais utilizado pelas câmeras e filmadoras digitais. É muito parecido com o MMC. Tem versões a partir de 8 MB e pode chegar até 512 MB.

Multimedia Card (MMC)



Multimedia Card (MMC): este tipo de cartão de memória flash é um dos mais usados nos equipamentos eletrônicos, ao lado do SD Card. Pode armazenar até 128 MB. Entre as marcas que utilizam o MMC estão Polaroid, Samsung e Casio.

Memory Stick





Memory Stick: este modelo equipa as câmeras da Sony. Ele é pequeno e fino e tem capacidades que vão de 16 MB a 256 MB. O modelo mais recente chamado de Memory Stick Pro tem versões de até 2 GB.

Compact Flash



Compact Flash: desenvolvido pela Sandisk em 1994, foi o tipo de cartão que se popularizou mais rápido. Ele é robusto e maior que os outros modelos. Pode chegar até 4 GB de capacidade e é muito usado pelos fotógrafos profissionais por ser mais rápida na transferência.

Cartão de memória




Cartão de memória ou cartão de memória flash é um dispositivo de armazenamento de dados com memória flash utilizado em videogames, câmeras digitais, telefones celulares, palms/PDAs, MP3 players, computadores e outros aparelhos electrónicos. Podem ser regravados várias vezes, não necessitam de electricidade para manter os dados armazenados, são portáteis e suportam condições de uso e armazenamento mais rigorosos que outros dispositivos baseados em peças móveis.

USB Flashdisk



Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive (muito com apelido de "PenPen"), é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades atuais, de armazenamento, são 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 64 GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada: USB Flash Drive, também designado como Pen Drive é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash e uma interface USB. (Também existem os leitores USB de cartôes de memória, esses no entanto não possuem uma memória interna, utilizando um cartão de memória). Oferecem vantagens potenciais com relação a outros dispositivos de armazenamento portáteis, particularmente o disquete. São mais compactos, rápidos, têm maior capacidade de armazenamento, são mais resistentes devido a ausência de peças móveis. Adicionalmente, tornou-se comum computadores sem drives de disquete. Portas USB por outro lado, estão disponíveis em praticamente todos os computadores pessoais e notebooks. Os drives flash utilizam o padrão USB mass storage ("armazenamento de massa USB" em português), nativamente compatível pelos principais sistemas operacionais modernos como Windows, Mac OS X, Linux, entre outros.

Periféricos de Armazenamento

O armazenamento de informação é feito com recurso a dois itens importantes: os Dispositivos, Unidades ou Periféricos de Armazenamento e os Suportes de Armazenamento ou de Informação.
Sobre os Dispositivos de Armazenamento, podemos destacar os mais utilizados actualmente, tendo em atenção os principais suportes de informação:
- Unidades de Disquetes
- Unidades Zips.
- Leitores de Cd-Roms - Gravadores de Cd-Roms
- Leitores de DVDs - Gravadores de DVDs
- Pen drive; Cartão de Memória
Actualmente, e de forma a diminuir o número de unidades de armazenamento, existem no mercado unidades "Combo", ou seja, unidades que efectuam leitura e gravação de Cd-roms e Dvds em simultâneo: Leitor de Cd-Roms/Dvds, Gravador de Cd-Roms/Dvds.